sábado, 4 de outubro de 2008

"Mulher, Política e Mídia"

Atenas, cidade da Grécia, é uma deusa da mitologia grega, da sabedoria, do ofício, da inteligência e da guerra justa. O berço da civilização ocidental como a conhecemos, do ínicio do pensamento sobre a razão de alegada autoria masculina, é caracterizado por uma divindade feminina, ser da estética emocional, da fragilidade, da força interior, da maternidade; enquanto os filósofos plantavam suas sementes do pensamento, no ventre da cidade da razão, esta carregava em sua gestação os primeiros filhos da filosofia ocidental com o cuidado natural de sua criação, para mudar a natureza da espécie e seus impulsos biólogicos.

Aprisionado em ilha, pai e filho, constroem para si, asas cujas as plumagens eram coladas com cera e amarradas, uma fábula de Dedalus e Icarus em que o filho despreza os conselhos do pai parte mais alto em direção ao sol, cujo o calor derrete a cera e Icarus cai rumo a sua morte.


Não deveria ser Icarus, a humanidade dominada pelo homem ?


Este ser de cromossomos XY, foi projetado pela natureza durante sua evolução, a lutar pela sua prole, defender o alimento e sua área de domínio, perpetuar os códigos genéticos infindavelmente, evoluindo de forma complexa nas diversas áreas de sua existência, tanto para o bem como para o mal, não é de se estranhar que a sua natureza seja belicosa.


No século XX, considerado como o "século mais sangrento da história da humanidade" conforme Eric Hobsbawn - Era dos Extremos, dos massacres tribais em várias partes do mundo, até a racionalização da indústria da morte no holocausto Judeu por Hitler, na perseguição cega da ideologia através do totalitarismo na antiga União Soviética e da China de Mao Tsé Tung, nunca se matou em escala de milhões na história humana em um curto período de tempo. Todos caracterizados sob o domínio masculino, em decisões de aniquilamento, possessão, agressão, invasão, prepotência ou finalmente ganância do poder e do dinheiro.


Ótimo, mas qual a conclusão caracterizado pelo dominio masculino?


Hoje estamos vivendo neste Séc. XXI ou observando, a independência das mulheres em todas as áreas depois de séculos de submissão e opressão; a ascensão ao poder máximo em países de forte influência cultural e estética, para o resto do mundo.


Filtrando, aquelas figuras destacadas que mudaram o mundo com suas descobertas científicas ou representantes no parlamento, temos duas mulheres na presidência na américa latina(Michele Bachelet e Cristina Kirschner), uma quase se torno candidata a disputar a presidencia do país mais poderoso do mundo(Hillary Clinton) e uma na Europa(Angela Merkel).

Não é interessante que aos poucos, senão o mais feminino possível, vão tomando os cargos de decisão que poderão mudar o mundo?

Pois bem estamos, visualizando uma nova era e que daqui a 2 anos, teremos uma candidata a presidência no Brasil, indicada e apoiada por um Presidente, numa das Repúblicas mais machistas do mundo, perdendo para aqueles países medievais do oriente médio, com uma visão tacanha das personalidades femininas, que possuem opiniões mais sensatas sobre a vida.


Observem o fórum sobre a tragédia da menina Eloá, as quem possuem uma opinião mais humana são mulheres, o resto a baixaria de sempre caracterizado pelo sexo masculino (com exceções é claro), horríveis para variar.


Mulher no poder? Quem sabe a estética desse mundo sombrio mude para um mais colorido, com opções melhores de vida e sentido?!(continua......)



8 comentários:

Vinícius Hirayama disse...

Interessante (Y)

***Mais que jornalismo!*** disse...

OI professor td bem??

Adorei seu blog... e achei o conteúdo da "Mulher, Politica e Midia" muito interessante.. até pq tema a ver com o trabalho que sr. resolveu passar neh?? apenas mais um delessss

Abraçosss

Unknown disse...

Olá professor, gostei do seu tópico, esclarecendo dúvidas para o desenvolvimento do meu trabalho...
Muito bom...Confira minha conclusão no meu blog!

Pamela Lima disse...

Excelente texto professor Makoto. Realmente são indagações que eu ainda não havia feito nesses curtos 22 anos de idade, rs.
A ascensão da mulher ao poder tem muitos pontos positivos, porém, ainda percebo um certo ar de feminismo e queima de sutiãs em alguns discursos e textos - o que verifiquei durante as pesquisas para o trabalho - o que acho desnecessário e tão errado quanto o próprio machismo.
Acredito que a mulher ainda evoluirá muito na política, e que deva fazer isso, agora, com passos largos, e ao lado de grandes homens, assim espero.Talvez seja cedo para tirar conclusões, afinal a inserção da mulher no mercado de trabalho e na política é quase tão tardia quanto o surgimento da democracia em alguns países, em contrapartida, e o mais incrível, é que ainda assim, a mulher conseguiu acompanhar essas mudanças, citando novamente o exemplo da américa latina e EUA.

Ok, professor, por hoje chega! Está intimado a visitar o blog do meu grupo:

http://oficinadeimprovisos.blogspot.com

Abraço!

Stéfanie disse...

Muito bom prof. Josué
Ajudou muito na elaboração do meu trabalho.

Abraços.

Fausto Zion disse...

legal makoto, estou ancioso eperando pela continuação.
abraços.

Cris Pappi disse...

Falar sobre a mulher e falar sobre a evolução do mundo, pois percebemos que a mulher não esta mais atras do homem e sim a frente,demosntrando sua competência e sensibilidade nos assuntos que o homem demonstra apenas sua racionalidade.Lendo revistas, verifiquei que a mulher além de estar mais introduzida ao mercado de trabalho,ela também está deixando de lado questôes como a construção de uma familia, para a dedicar-se a profissão.Isto, talvez, seja um feminismo extremista, pois a mulher, assim, acaba deixando de lado a diferença que existe entre o universo feminino e masculino.Porém seus sentimentos emprenhado ao profissionalismo, demonstra que tudo que ela toca se torna um pouco mais humano.

Camila Rodrigues disse...

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO Meu Deus e não é que vc olhou meu blog msm. rsrsr..ahhh era pra postar tb ??? vou postar ainda hoje então...Muito interessante seu blog , vou roubar algumas coisas dele rsrsrs..bjos..